Formação: 1) Medicina em 1986; Endocrinologia: Especialização em 2010.

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Consultório: Rua Itapeva, 518-CJ 1301-Bela Vista-São Paulo,SP - F: (11) 5043-6373; Whats: (11) 95090-5455. Atendimento: Obesidade, tireoide, diabetes, menopausa, andropausa, osteoporose, síndrome de ovários policísticos

segunda-feira, 28 de abril de 2025

 O que acontece quando se toma corticoides em doses altas?

Corticosteroides são anti-inflamatórios potentes. Exemplos: dexametasona, prednisona, prednisolona, hidrocortisona e os inalatórios: beclometasona, fluticasona e budesonida.

Que tem diabetes: essas medicações podem provocar uma descompensação da doença, porque interferem no metabolismo do açúcar, levando à hiperglicemia.

Os corticosteroides aumentam a produção e o armazenamento de açúcar no sangue pelo fígado. Há aumento na degradação de proteínas, formando mais glicose para o corpo.

Com o aumento de glicose no sangue, há mais insulina liberada pelo pâncreas.

Insulina aumentada: algumas células e músculos criam resistência à ela.

No diabetes tipo 2, por exemplo, a resistência periférica à ação da insulina e o aumento nos níveis de açúcar do sangue são os principais fatores relacionados ao surgimento do diabetes e ao desenvolvimento de complicações. Com o uso de corticoides há piora da diabetes.

Os glicocorticoides:

-  Alteram a produção de gordura no corpo, com aumento da formação de gordura abdominal e redução da gordura periférica.

- Agem diretamente no fígado: aumentam a produção de triglicérides e levam à deposição de gordura no fígado (esteatose).

- Aumentam a retenção de sal e água e interferem na resistência dos vasos sanguíneos, provocando aumento da pressão arterial.

- Estimulam a quebra das proteínas e enfraquecem os músculos,

- Estimulam a reabsorção do osso (osteoporose)

- Contribuem para o surgimento de catarata

O corpo produz o cortisol espontaneamente. 

Ao se tomar esses remédios em altas doses: desregulam a produção do cortisol.

É como se nosso corpo entendesse que, por estar recebendo glicocorticoides “de fora”, não precisa continuar produzindo por si mesmo.

Se a medicação for suspensa abruptamente, especialmente após o uso prolongado, pode ocorrer o que se chama de “insuficiência adrenal”, que é quando o corpo não recebe e nem produz mais esse hormônio vital.

 Os sintomas dessa síndrome podem iniciar com dor abdominal, pressão baixa, náusea, vômitos, falta de apetite, sonolência e perda de peso.

Sempre tomar esses glicocorticoides conforme prescrição médica.

 







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Menopausa

  O que acontece quando se toma corticoides em doses altas? Corticosteroides são anti-inflamatórios potentes. Exemplos: dexametasona,  predn...